:: Hospital Estadual Dirceu Arcoverde - HEDA

HEMOPI

Histórico


                        Em 1988 foi iniciada a construção do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, mas no ano de 1989, houve duas paralisações na obra por falta de recursos financeiros. Só em 22 de maio de 1991 o prédio foi inaugurada. 

Para dar início ao funcionamento do Hospital Estadual Governador Dirceu Arcoverde foi celebrado convênio entre a Fundação SESP (hoje FUNASA) e a Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba, visando desenvolver o processo de descentralização da saúde no Estado do Piauí.

                   Na ocasião assumiu a direção o conceituado médico pediatra, Dr. Raimundo de Morais Bessa, durante os 17 anos que se seguiram o HEDA teve ainda como diretores: Dr. Rômulo Melo Vieira (1994 a 1996); Dr. Francisco Pires (1997 a 2000); Sr. Eduardo S. Silva Neto (2001); Sr. Francisco Pedrosa de Loiola (2002 a fevereiro de 2003)  Dr. Antonio de Oliveira Lopes Filho ( março à maio de 2003);  Dra. Lílian Araripe e Milena Duarte Gurgel (junho ao dia 21 de setembro de 2003).

                        No dia 22 de setembro ocorreu a intervenção realizada pelo Governo do Estado do Piauí, que teve como comissão de intervenção formada pelos interventores: Dr. José Hélio de Carvalho Oliveira, Maurício Vieira de Carvalho e Drª. Patrícia, durante a mesma a Prefeitura Municipal de Parnaíba recolheu todos os equipamentos existentes na unidade. Após intervenção assumiu a direção o Sr. Carlos Magno Araújo Castelo Branco, no ano de 2004.

 Em 2005, o HEDA esteve sob a responsabilidade de Drª Ilvanete Tavares Beltrão. E, durante sua direção foi firmado parceria entre a SESAPI e PHILIPS do Brasil, que foi mediado pela Prefeitura Municipal de Parnaíba, na pessoa do Prefeito Sr. José Hamilton Furtado Castelo Branco, o mesmo realizou contatos diplomáticos com um dos diretores da Philips do Brasil Dr. José Horácio Gayoso de Almendra, como também promoveu encontro entre Sr. Horácio e o Governador do Estado José Wellington Barroso Dias.

Após convênio celebrado, a Fundação Raul Furtado Bacellar, foi escolhida para receber os bens doados e repassá-los para o governo do estado (SESAPI) encaminhado-os para o Hospital. As doações foram: prédio e equipamentos para implantar e implementar serviço de UTI com 11 Leitos, reestruturação das áreas de internação, reforma do setor de nutrição e dietética, implantação de Brinquedoteca Tia Neusa da Cunha Britto, bem como a instalação do moderníssimo aparelho de tomografia.

               Em julho de 2006 assumiu a direção do HEDA, Dr. Eduardo Enrico Ferrari Nogueira, que já coordenava o setor de UTI.  Nos dois anos que seguiram o hospital passou por mudanças significativas em toda sua estrutura de funcionamento, o que tornou o HEDA uma instituição mais preparada e qualificada, tanto no que se refere a infraestrutura e equipamentos, como também em recursos humanos. Com a saída do do Dr. Eduardo Nogueira no ano de 2010, assumiu a Direção Geral,  através de concurso seletivo, o médico Fares José Lima de Morais.

No final de 2011, com a intervenção e indicação técnica do Estado, através da SESAPI, assumiu a Gestão, tendo como Diretor Geral, o médico Dr. Mário Benjamin de Carvalho Baptista;  Diretora Técnica Dra. Alane Azevedo Brito; Diretora Administrativa, Elisangela Lopes de Araújo, bem como uma equipe de Coordenadores Setoriais. Em 2012, o diretor Geral passou a ser o Dr. Guido de Fontgalant Câmara dos Reis Moreira que dirigiu o hospital até o fim de 2014.

Em janeiro de 2015 assumiu o Cel. Gerardo Rebelo Filho, que ficou interinamente na direção Geral do HEDA até ser substituído pelo Dr. Joaquim Carvalho Neto, médico obstetra, em dois de março do mesmo ano.  Alípio Sady Ibiabina Milério tornou-se diretor em novembro de 2015 e dirigiu o HEDA até agosto de 2016. Na gestão do Sr. Alípio Sady, enfermeiro, foram criados núcleos e comissões internas para a melhoria da gestão hospitalar: NSP (Núcleo de Segurança do Paciente), NEP (Núcleo de Educação Permanente), GTH (Grupo de Trabalho e Humanização), CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Já nos ultimos dias de sua gestão, foi inaugurada a nova ala da pediatria, que otimizou a capacidade de leitos instalada no hospital, promovendo um salto de 106 leitos para 133 leitos no total. A Direção Financeira da gestão do Sr. Alípio Sady foi exercida pela Dra. Ruth Santiago, Contadora, e a Direção Administrativa foi exercida pelo o Sr. Fábio Vasconcelos, enfermeiro e bacharel em Direito.

A nova gestão do HEDA assumiu no dia 18 de agosto de 2016. A Direção Geral do HEDA passou a ser representada pela Dra. Adrízia Fontenele C. da Silva, enfermeira, Valfredo Carvalho e Oliveira, Diretor Administrativo e Maria Auxiliadora Rodrigues de Araújo, Diretora Financeira. Aproveitamos a oportunidade para parabenizar o novo corpo diretivo do HEDA e desejar uma caminhada cheia de realizações. 

O HEDA tem como missão promover o SUS que a população parnaibana precisa e merece ter. E a cada dia que passa se aprimora nessa missão. Ajude o hospital através da sua experiência como usuário, a ouvidoria do HEDA está de portas abertas para você. Assim, você também pode fazer parte dessa história. 



  HEDA - HOSPITAL ESTADUAL DIRCEU ARCOVERDE
  Rua Rodrigo Coimbra, 1650 Fone: (86)3323-7188 Parnaíba-PI
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem: