:: Hospital Estadual Dirceu Arcoverde - HEDA

HEMOPI

Notícia

CIPA 2016
31/08/2016 00:09:09


A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho de modo a tornar compatível 
permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. 

A CIPA tem por atribuição: 
a) identificar os riscos dos processos de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde 
houver; 
b) elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde do trabalho; 
c) participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho;
d) realizar, periodicamente, verificações nos meios ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança 
e saúde dos trabalhadores;
e) realizar, a cada reunião, avaliação do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situações de risco que foram identificadas; 
f) divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde do trabalho; 
g) participar com o SESMT onde houver, das discussões promovidas pelo empregadora, para avaliar os impactos das alterações no ambiente e processo de trabalho 
relacionados a segurança e saúde dos trabalhadores;
h) requerer ao SESMT, paralisação de máquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores;
i) colaborar no desenvolvimento e implantação do PCMSO (Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional) E PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e de outros programas relacionados à segurança e à saúde no trabalho;
j) divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras. 

É de suma importância a elaboração do mapa de riscos ocupacionais no ambiente hospitalar, pois após essa análise, o HEDA irá providenciar a visita de um perito do MT (Ministério do Trabalho) para a confecção do laudo de insalubridade e/ou periculosidade que tem como  a finalidade de atender às exigências das normas regulamentadoras.  Laudo de Insalubridade é o documento técnico-legal que estabelece se os empregados da empresa têm ou não direito ao recebimento do adicional de insalubridade (10%, 20% ou 40% do salário-mínimo), em virtude da exposição a agentes físicos, químicos e/ou biológicos, considerando os limites de tolerâncias estabelecidos pelas legislações e as proteções fornecidas pelo hospital. 
As reuniões da CIPA são de extrema importância para a avaliação dos ricos ocupacionais e ambientais. Informe-se na diretoria administrativa sobre o calendário de 
reuniões e envolva-se, um hospital mais seguro é feito por cada um de nós! 



Mais Notícias...
  HEDA - HOSPITAL ESTADUAL DIRCEU ARCOVERDE
  Rua Rodrigo Coimbra, 1650 Fone: (86)3323-7188 Parnaíba-PI
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem: